sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Vivencias não esquecidas








Entre sabores e vivências: Culinária tipica do local (Doces)


Carinhas De Fão





Estes pastéis de massa fina e estaladiça recheados com doce de chila, são uma verdadeira delícia e uma referência gastronómica de

Esposende.


Estes doces , são a marca de referencia fão , atrai muitos tiristas de todo o pais.


Nas pastelerias tradicionais , encontraras varios tipos dereceitas , enquanto nas pastelarias recentes , só existe um tipo de receitas , as receitas tradicionais .

Existem ainda outros doces tipicos do concelho de esposende como o pudim abade de priscos , pudim caseiro , leite-creme , leite creme com chila , a bela queijadinha, laranjinhas doces , doces de romaria, paralelos e sonhos de arante, brisas de cávadoabranadas.


Leite Creme (preparação)


Ingredientes :
250 gr de açúcar ;
18 gemas de ovo ;
1 lt de leite ;
1 colher ( sobremesa ) de farinha de trigo.

Confecção :

Junte as 18 gemas de ovo, o açúcar , a farinha de trigo e misture muito bem. Depois junte o litro de leite a ferver, mexendo muito bem. Passe tudo por um passador e leve ao lume a engrossar. Ponha numa travessa ou em formas individuais e, depois de frio, cubra de açúcar caramelizado ( ou polvilhe com açúcar e queime-o com um ferro em brasa ).

Clarinhas de fão ( preparação)

Ingredientes:

Para a massa:
3 colheres de sopa bem cheias de manteiga
sumo de 1/2 limão
400 grs de farinha de trigo
2,5 dl de leite completo
sal fino q.b.
Para o recheio:
5 ovos
60 grs de açúcar
12 grs de farinha de trigo
300 grs de doce de gila
óleo para fritar
açúcar para polvilhar

Confecção:

Primeiro a massa: Amasse a farinha com a manteiga e o leite, e uma pitada de sal fino e o sumo de meio limão.Amasse muito bem e bata a massa para que fique bem ligada.Coloque a massa sobre um prato polvilhado de farinha e tape-a.Deixe a massa descansar cerca de 30 minutos.Entretanto faça o recheio: Num tachinho ponha o doce de gila, os ovos batidos a colher de farinha e o açúcar, mexa muito bem e leve ao lume brando mexendo sempre com a colher de pau para não queimar.Assim que tenha engrossado para poder utilizar retire do lume despeje numa taça e deixe arrefecer.Estenda porções de massa o mais fino possível, coloque no centro 1 colher de sobremesa de recheio e dobre e corte como se estivesse a fazer rissóis.Frite-os depois em óleo quente.Depois de fritos escorra-os um pouco e passe-os por açúcar granulado, ou açúcar em pó.*A massa pode ser substítuida pela a massa tenra.

Sem comentários:

Enviar um comentário